Opus For You é o programa de personalização da Opus que oferece possibilidades de modificação do seu imóvel, permitindo que você imprima nele seu estilo pessoal. E para ajudar nessa fase tão especial, nossos arquitetos e designers oferecem consultoria especializada para você fazer a melhor escolha. Assim você pode planejar seu imóvel recebendo orientações e trocando ideias com quem entende bem do assunto.

Dica

QUANDO ACONTECE
O início do atendimento está previsto para aproximadamente 01(um) ano após o lançamento do empreendimento.

O Programa Opus For You é um serviço adicional e tem custos administrativos e de execução.
Para utilizá-lo, você deve estar adimplente, cumprir as normas existentes e os prazos referentes à etapa da sua unidade, especificados na CARTA AO CLIENTE.

Caso não sejam cumpridas estas condições, não será possível a personalização e a Opus prosseguirá com a execução da unidade padrão comercializada conforme Contrato de Venda e Compra.

Quais as opções para personalizar a minha unidade?

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Kits de Personalização

Esta é uma maneira rápida e prática para você deixar a sua unidade ainda mais exclusiva. Na reunião de apresentação do processo de personalização a OPUS irá lhe apresentar os kits de personalização que você pode adquirir para a sua unidade. Caso você faça opção apenas pelos kits a OPUS providenciará um aditivo que constará detalhadamente as alterações que você está contratando e as condições financeiras.

Projeto específico de modificação da sua unidade

Ao optar por desenvolver um projeto exclusivo para sua unidade a OPUS lhe dará suporte durante todo este processo, sendo necessário que você contrate um arquiteto para lhe acompanhar e fazer o projeto.

A contratação de um arquiteto por você é imprescindível, pois é ele quem irá desenvolver o projeto que será avaliado por nossa equipe de arquitetura. Caso o projeto tenha alguma irregularidade ou ajuste, nossa equipe posicionará para que sejam feitas as correções.

Todas as regras para desenvolvimento do projeto serão passadas para você e seu arquiteto na reunião de apresentação da personalização. Quando o projeto estiver pronto, nossa equipe montará o orçamento para sua apreciação e aprovação. Com a aprovação do orçamento, será gerado um aditivo com o detalhamento e condições financeiras da personalização.

Caso o orçamento não seja validado em tempo hábil a OPUS sinalizará sobre a impossibilidade de realizar a personalização em decorrência do prazo de preparação e execução das modificações pela construtora.

ETAPAS DA PERSONALIZAÇÃO COM PROJETO ESPECÍFICO

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Pontos que devem ser observados que não são passíveis de se personalizar

No momento de desenvolver seu projeto, alguns pontos devem ser observados pois não são passíveis de alteração. Estes impeditivos acontecem por interferirem nas unidades vizinhas, ou modificar elementos que alteram o projeto aprovado nos órgãos competentes que não podem ser reaprovados, ou ainda por alterações estruturais que não são viáveis.

– Modificações que interfiram nos elementos da fachada.
– Modificações que interfiram nas unidades vizinhas.
– Aberturas ou quaisquer instalações nas alvenarias da fachada.
– Modificações com acréscimo de área construída.
– Modificações ou bloqueio dos shafts.
– Modificações nas áreas comuns.
– Ampliação da área coberta.
– Incorporação do escaninho.
– Aberturas ou modificações nas lajes, vigas e pilares.
– Fechar vãos de pés diretos duplos ou criar pavimentos em pés direitos duplos.
– Modificações que não atendam as condições mínimas para a obtenção do HABITE-SE;
– Modificar esquadrias (janelas e guarda-corpos) aparentes na fachada;
– Modificar gesso da varanda;

DICAS E OBSERVAÇÕES PARA UMA EXCELENTE PERSONALIZAÇÃO:

Materiais
Se você desejar utilizar materiais diferentes do especificado no memorial descritivo do empreendimento, este material deve ser especificado no seu projeto.O material deve ser adquirido e fornecido por você.

A entrega do material deve ocorrer até a data informada na lista de materiais desenvolvida pela construtora. Caso o material não seja entregue até a data especificada, a personalização que envolve a utilização deste material não será realizada. Na lista de materiais especificaremos detalhadamente os materiais que serão fornecidos por você, a quantidade, data e condições de entrega.

Solicitação de modificações fora do prazo para solicitar personalização
Para o bom andamento e cumprimento do prazo de término da obra, a OPUS não realizará personalizações que aconteçam fora do prazo acordado. Caso você tenha necessidade de fazer uma outra modificação e o prazo para personalizar tenha expirado, você poderá fazer a modificação assim que pegar as chaves da sua unidade.

Modificações do ar condicionado
Para alterações que envolvem expansão da rede de ar condicionado, acréscimo de evaporadoras e aumento de carga, você ou seu arquiteto devem solicitar à OPUS um modelo pré-desenvolvido, com a melhor solução para a ampliação e inserir o mesmo no projeto de personalização.

Para deslocamentos de pontos padrão, a solicitação deve ser representada em projeto e memorial e terá sua viabilidade técnica analisada pela OPUS.

Não é permitido posicionar pontos para evaporadora nas paredes de fachada, em paredes com vigas e/ou pilares e em cima de portas.

Modificações das instalações – elétricas/telefônicas/hidro-sanitárias e de gás
Para fazer alterações que envolvem mudanças no projeto elétrico, é importante que se verifique se a carga elétrica total projetada para a unidade está sendo respeitada conforme projeto original fornecido pela OPUS. O projeto a ser desenvolvido deve se adequar para atender até o limite do projeto original fornecido pela OPUS. A locação de pontos em pilares e vigas é inviável. Caso você tenha interesse é necessário que o seu projeto considere enchimentos para colocação destes pontos.

Todos os pontos deverão ser representados em desenho, incluindo os existentes que serão mantidos e aqueles “a deslocar”. Os pontos acrescidos e/ou deslocados deverão possuir cotas amarradas à arquitetura e obedecer à convenção de cores para modificações. É permitido deslocar pontos somente dentro do mesmo ambiente. As luminárias deverão ser instaladas pelo cliente após o recebimento das chaves. A Construtora poderá executar as bases para luminárias vigias ou peças embutidas na parede, sen- do que estas devem estar claramente especificadas em projeto para que sejam inseridas pela Construtora na LISTA DE MATERIAIS.

Pela legislação e normas construtivas não é permitido alterar a posição dos quadros gerais de distribuição de energia e dos pontos de entrega do telefone/interfone assim como alocar pontos (elétricos, telefônicos e antena) no piso da unidade e na alvenaria dos boxes dos banheiros.

Todos os pontos elétricos com potência a ser consumida acima de 700 W deverão ser indicados com legenda específica, informando a potência a ser consumida, e se é monofásico ou trifásico.

Para facilitar a manutenção na sua unidade, não embutimos os pontos hidro sanitários. Estes são entregues aparentes e protegidos por carenagem. Apenas os drenos de ar condicionado, pontos de chuveiro, pontos para filtro e torneira da área de serviço são entregues embutidos.

No caso de acréscimo de pontos de água ou esgoto é necessário especificar a bitola de alimentação desejada ou inserir a seguinte nota: “A bitola de alimentação dos pontos hidro-sanitários acrescidos deverão seguir os padrões da construtora”. As solicitações de acréscimo de água quente em ambientes não atendidos pela rede serão analisados pela construtora e poderão ser aprovados ou não. Importante ressaltar que ao acrescentar pontos de água quente, você deve avaliar se a capacidade do boiler (aquece- dor que deverá ser adquirido por você) suportará, pois a capacidade do mesmo não deve ser alterada.

Para os empreendimentos que possuírem sistema de aquecimento central (água quente), permitimos tomada para 01 chuveiro elétrico em um dos banheiros da sua escolha e no chuveiro da área de serviço.

As instalações elétricas, hidráulicas e de gás indicadas no projeto de aquecimento a gás, serão executadas pela Construtora e a aquisição e instalação dos equipamentos você deverá providenciar após receber as chaves da unidade.

Para evitar transtornos futuros, é importante que o modelo do equipamento de aquecimento, assim como o local onde o mesmo será instalado, seja respeitado.

Modificações dos revestimentos
Caso você tenha interesse em utilizar uma pintura ou a aplicação de uma tinta diferente da especificada no projeto padrão fornecido pela OPUS, você poderá fazer isto quando receber as chaves da sua unidade. A unidade será entregue para você com pintura e tintas padrões do empreendimento.

Se você utilizar revestimentos diferentes do padrão, deverá se atentar para a data de entrega destes materiais na obra pois o atraso ou a não entrega do material impedirá que a personalização dos itens que envolvem este material aconteça. Para que a obra execute perfeitamente a instalação do seu revestimento é necessário que se especifique no projeto de personalização:

– Detalhe dos revestimentos que serão adquiridos por você com as espessuras e cotas de níveis do piso e/ou parede acabados;

– Nova paginação do piso ou parede, rodapés e espessura do rejunte e soleiras. Apresentar detalhamento, com níveis, início e sentido de assentamento e todos os recortes desejados e desenho dos ralos dos ambientes;

– Se você tiver interesse em receber paredes e/ou piso no contrapiso, emboço ou reboco, é necessário que seja especificado no seu projeto o futuro material que será aplicado com a espessura ou nível acabado desejado;

– Opção de deixar alguma área molhada no contrapiso, a impermeabilização deverá ser feita por você assim que receber as chaves da unidade;

– Se você utilizar granito no seu projeto de personalização, o mesmo deve ser fornecido já impermeabiliza- do em todas as faces, bitolado, com espessura máxima de 2cm, devidamente embalado com os cantos protegidos;

– Ao alterar os revestimentos, lembre-se de fornecer também o rejunte que combine com seu revestimento;

– Se o Hall Social da sua unidade não for privativo, a alteração dos revestimentos só poderá ser feita em concordância com os demais clientes do seu pavimento.

Modificações do forro
Para acréscimos de sancas ou cavas iluminadas, é necessário incluir no projeto luminotécnico o acréscimo dos pontos elétricos. Deve ser observada a altura máxima do pé direito padrão de cada ambiente. O acréscimo de sancas, cavas e rasgos pode exigir um rebaixo maior, diminuindo a altura do pé direito.

O projeto do forro, diferente do padrão, deve apresentar detalhes, vãos suficientes para instalação das luminárias e passagens de instalações e todas as cotas necessárias para a execução.

O forro de gesso da varanda interfere na fachada do empreendimento, o que pode travar a expedição do alvará de liberação do empreendimento e por isto não pode ser alterado.

Modificações das esquadrias
A Construtora instala somente esquadrias (portas e janelas) padrão do empreendimento.

Caso você deseje portas diferentes do padrão, o projeto deverá conter o vão devidamente cotado. Você poderá instalar a porta após receber a chave da sua unidade.

As portas de acesso à unidade (hall social e área de serviço) não poderão ser excluídas.

Modificações das bancadas e soleiras
Para alterar as bancadas e soleiras padrão do empreendimento você deverá apresentar o detalhamento do novo modelo solicitado.

Para materiais diferentes do padrão e dos opcionais do empreendimento, você poderá fornecer a peça montada, devidamente impermeabilizada e embalada para instalação pela CONSTRUTORA.

As bancadas padrões e as modificadas serão instaladas com mão francesa. No nosso padrão construtivo não chumbamos as bancadas na parede.

Entenda o orçamento da personalização

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Lista de materiais

Após a aprovação do orçamento, para os processos que possuírem materiais a serem fornecidos por você, a OPUS entregará a LISTA DE MATERIAIS, contendo especificações, quantidades, datas, formas de proteção e local de entrega.

Você deve aguardar a LISTA DE MATERIAIS para adquirir os produtos, pois estes terão suas quantidades exatamente calculadas, evitando perda ou falta de material. Caso os materiais não sejam entregues de acordo com a LISTA DE MATERIAIS, a OPUS se reserva o direito de executar os serviços que dependem destes até o ponto em que for possível.

A entrega do material na obra deve ser feita por você ou por alguém autorizado (preencher a lista de materiais com os dados dessa pessoa). Todo material deve ter nota fiscal, que não pode estar em nome da Opus ou da construtora. O transporte e descarga dos materiais é de sua responsabilidade.
Assim como a conferência dos produtos.

Alguns materiais não existem a pronta entrega, podendo levar até meses para chegar. Por isso é importante se programar na compra, para que os materiais sejam entregues na data e local solicitado na LISTA DE MATERIAIS. A OPUS não oferece garantia sobre os materiais fornecidos por você. Neste caso a garantia será somente sobre a mão-de-obra e instalação.

Execução da obra

Todas as modificações aprovadas no projeto de personalização serão executadas exclusivamente pela OPUS e seus parceiros.

Se durante a obra for detectada a inviabilidade de execução de algum serviço ou modificação já contratada e paga pela CLIENTE, a OPUS se reserva o direito de não executar a modificação, realizar a devolução do valor pago referente a este pedido e seguir a execução de acordo com o projeto padrão da unidade.

É proibida a entrada do CLIENTE e seus prepostos ou terceirizados para a execução de serviços durante a obra do empreendimento. A execução de serviços pelo CLIENTE, somente será autorizada após a entrega das chaves, e serão de sua inteira responsabilidade.

A OPUS se reserva o direito de solicitar a qualquer tempo um detalhamento ou especificação complementar, a fim de maiores esclarecimentos, que deverão ser prontamente atendidos pelo CLIENTE e seus prepostos no prazo solicitado ou considerar que o detalhe não especificado será executado conforme padrão da construtora.

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