O Financiamento Bancário é uma opção do cliente que conta com o Sistema Financeiro Habitacional para financiamento de bens imóveis. Caso você escolha esta opção, a entrega da sua unidade acontecerá após o registro do contrato de financiamento e a liberação do recurso, lembrando que independente do prazo da liberação o saldo será corrigido pelo IGP-M (Índice Geral de Preço de Mercado) acrescentados de Juros 1% ao mês pela Tabela Price até o registro do seu financiamento. O financiamento bancário é um processo com várias etapas e pode durar de 60 a 180 dias. O cliente deverá informar ao nosso Departamento Financeiro esta opção para providenciarmos um Aditivo Contratual para assinatura do cliente que transformará o seu saldo devedor em uma parcela a ser paga através de Financiamento Bancário.

Se a escolha for pelo Financiamento Bancário, o cliente deve seguir o seguinte trâmite:

a. Escolher a Instituição Financeira de sua preferência.
b. Verificar a documentação necessária para o Financiamento Bancário e providenciá-la.
c. Aguardar a aprovação do limite de crédito pela instituição financeira.
d. Providenciar a documentação do imóvel conforme exigência do banco e aguardar a realização da Vistoria do Imóvel para avaliação e assinatura do Contrato de Financiamento.
e. Aguardar aprovação e emissão do Contrato pelo banco. Após a assinatura do Contrato, o cliente deverá recolher o Imposto de Transmissão (ISTI) e registrar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
f. Após o Registro, o cliente deverá entrar em contato com a Instituição Financeira e aguardar a liberação do recurso junto a Incorporadora.
g. A partir da liberação do recurso pelo agente financeiro, deverá ser confirmado com a Incorporadora se o valor liberado quita todo o saldo devedor da unidade, e caso haja diferença de valores, esta deverá ser quitada pelo cliente.
h. Pronto! Após esta etapa, a entrega das chaves já pode ser feita.

Captura de Tela 2014-11-19 às 00.10.39

Quais as opções para financiamento do imóvel?

As opções dependem da sua capacidade de pagamento e das taxas oferecidas pelos agentes financeiros. Para sua facilidade, a OPUS indica um banco para otimizar os processos e sugerir as formas de financiamento.

Quando se inicia o processo de financiamento ou repasse bancário?

Antes da expedição do “Habite-se”, você receberá uma carta solicitando que você escolha uma opção para quitar seu saldo devedor. Lembramos que, para a concessão do financiamento, é necessária a averbação da construção do empreendimento e, na maioria dos municípios, também estarem registradas a instituição e a especificação de condomínio de utilização no Cartório de Registro de Imóveis.

Além disso, é preciso que tenha sido apresentada e aprovada, pela instituição financeira, toda a documentação do imóvel e do cliente, validando, assim, a concessão do financiamento bancário. Não se esqueça de verificar as regras junto ao agente financeiro no momento da contratação.

Captura de Tela 2014-11-19 às 16.16.34

FGTS

O FGTS pode ser utilizado no financiamento do imóvel?

Sim, respeitando as condições determinadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), agente regulamentador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para mais informações, acesse http://www.caixa.gov.br/novo_habitacao/.

Tudo que você pode fazer com seu FGTS

  1. Aquisição de moradia própria, de imóvel já concluído: pagamento parcial ou total;
  2. Movimentar conta vinculada de mais de um trabalhador, desde que ambos sejam coadquirentes do imóvel;
  3. Utilizar todo o saldo disponível das contas vinculadas do trabalhador, respeitando os limites estabelecidos para as operações no Sistema Financeiro Habitacional (SFH);
  4. Compra de outro imóvel, caso o anterior já tenha sua venda devidamente registrada na matrícula;
  5. Utilizar para amortização ou quitação de financiamento adquirido pelo SFH.

Tudo que você não pode fazer com seu FGTS

  1. Aquisição de lotes/terrenos ou construção de imóvel comercial;
  2. Aquisição de moradia para familiares, lazer, dependentes ou terceiros;
  3. Imóvel não ser destinado à instalação de residência do(s) proponente(s) cujos recursos estão sendo utilizados;
  4. Ser usufrutuário de imóvel;
  5. Nova utilização para o mesmo imóvel sem cumprir as carências do Demonstrativo de Utilização do FGTS.

Hipoteca

É uma das modalidades de garantia de direito real, prevista no Código Civil Brasileiro, pela qual um determinado imóvel é hipotecado como forma de assegurar o pagamento de uma determinada dívida
à instituição financeira financiadora. O recurso proveniente do financiamento é aplicado na construção e garante que a obra terá o recurso necessário para sua conclusão. Ou seja, é a garantia de que o empreendimento será concluído.

Existe alguma hipoteca sobre o meu imóvel?

A existência ou não de hipoteca está determinada na matrícula do seu imóvel. Caso a OPUS tenha contratado, perante alguma instituição financeira, financiamento para a construção da obra, é exigido que o imóvel (terreno e todas as futuras unidades autônomas) seja hipotecado, como garantia do financiamen- to. Esse procedimento é praxe no setor da construção civil, e a hipoteca é cancelada após a quitação do empréstimo e/ou conclusão das obras do empreendimento, tudo conforme indicado no contrato de sua unidade autônoma. Para a escritura definitiva, é necessário ter dado baixa na hipoteca.

Distrato

O que é distrato?

É a rescisão do contrato de venda e compra.

Em que hipóteses eu posso rescindir meu contrato?

O contrato para a aquisição da unidade é feito em caráter irrevogável e irretratável entre as partes. Dessa forma, o contrato só poderá ser rescindido nas seguintes hipóteses:

  • O empreendimento ter sido submetido ao prazo de carência previsto na Lei de Incorporações e, se duran- te aquele prazo, a incorporação não for efetivada, a critério exclusivo da incorporadora.
  • Quando as condições previstas no contrato assinado não forem implementadas.
  • O não cumprimento das obrigações contratuais assumidas pelo cliente.

Todas as hipóteses acima e suas conseqüências estão previstas no contrato firmado entre a OPUS e seus clientes.

62.3999.8100

Quero

Conhecer Melhor

Deixe aqui suas dúvidas e comentários que entraremos em contato com maiores informações.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.