A Assembleia Geral de Instalação de Condomínio é realizada após a conclusão das obras e emissão do “Habite-se” – Certificado de Conclusão da Obra pela municipalidade.

Nessa assembleia são eleitos o síndico, o subsíndico, os membros efetivos do conselho consultivo e os membros suplentes. Também são aprovadas as previsões de despesas para funcionamento do condomínio, conforme a minuta de convenção.

A partir dessa instalação, a administração do empreendimento passa a ser de responsabilidade do condomínio, na pessoa do síndico, com o auxílio da administradora contratada.

Dica

QUANDO ACONTECE
Após a conclusão da obra e emissão de toda a documentação relacionada ao empreendimento (“Habite-se”, CND e Averbação).

Você receberá da Opus a convocação para participar desse evento.

E se eu não puder comparecer à Assembleia de Condomínio?

Você poderá enviar uma pessoa de sua confiança, que deverá comparecer portando procuração com poderes específicos de representação com sua firma reconhecida, por tratar-se de um ato jurídico. É necessário que avise a Central de Relacionamento Com Clientes e informe o nome do representante.

Quem administra o condomínio?

A Opus realiza a assembleia em parceria com empresa administradora de condomínio, porém não faz a indicação, ficando a critério da comissão de síndico, subsíndico e membros do conselho a escolha dessa empresa.

A administradora de condomínio convidada pela Opus encaminhará a ata da instalação do condomínio a todos os condôminos, com os assuntos acordados na Assembleia.

Toda a regulamentação e dados específicos do seu empreendimento estão descritos na minuta da assembleia de condomínio, arquivada no competente Cartório de Registro de Imóveis do local do empreendimento, após o registro da Incorporação Imobiliária do seu empreendimento.

Quando eu começo a pagar o condomínio?

Caso adquira o imóvel durante a construção, o pagamento do condomínio começa após a primeira Assembleia Geral de Instalação de Condomínio, que é o ato jurídico que define o início da vida condominial do empreendimento. Se você adquirir o imóvel pronto, ou seja, aqueles em que a Assembleia já foi realiza- da, você inicia o pagamento a partir da data de assinatura do Contrato de Venda e Compra.

Por que eu começo a pagar o condomínio antes de receber as chaves do meu imóvel?

O rateio das despesas do condomínio não está vinculado ao recebimento das chaves.

A partir da Assembleia todos os proprietários passam a ser condôminos e detêm a posse das áreas comuns do condomínio. A empresa administradora cuidará do bom funcionamento do condomínio, como a limpeza, portaria, segurança, entre outros.

Vistoria das áreas comuns

Após a Assembleia Geral de Instalação do Condomínio, serão efetuadas a vistoria e entrega de toda a área comum do condomínio, em conjunto com representantes do corpo diretivo eleito. Vale lembrar que as áreas comuns só poderão ser usufruídas após o “aceite” das mesmas e assinatura do Termo de Vistoria e Entrega pelo representante eleito na Assembleia Geral de Instalação do Condomínio (síndico). Esta etapa depende da programação e disponibilidade do corpo diretivo eleito.

Vistoria da unidade

Após a vistoria das áreas comuns é iniciada a vistoria da unidade, um momento muito especial para você e para a OPUS. Esse é o primeiro passo para iniciar o processo de recebimento das chaves. Durante a vistoria, um profissional habilitado acompanhará você para conferir todos os detalhes construtivos da unidade autônoma. Na ocasião, você deve preencher o Termo de Vistoria e Entrega da Unidade.

O que é o Termo de Vistoria e Entrega da Unidade?

É o documento onde constam todos os itens da unidade que foram verificados durante a vistoria.

Quando poderei vistoriar a minha unidade?

O agendamento é feito após a instalação do condomínio de utilização, vistoria e “aceite” das áreas comuns.

Em que horário eu posso vistoriar a minha unidade?

A vistoria é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e o agendamento prévio é feito pela Central de Relacionamento com Clientes OPUS.

Se algum item precisar de reparo, qual o procedimento?

Caso no dia da sua vistoria seja constatado algum item em desacordo que não possa ser reparado na hora pela equipe de obras, acontecerá a chamada revistoria. O prazo de reparo será comunicado pela Central de Relacionamento com Clientes OPUS e uma nova visita à sua unidade será agendada.

Dica

QUANDO ACONTECE
O período de vistorias é definido de acordo com o cronograma da obra.

Entrega das chaves

Para o recebimento das chaves, quatro etapas importantes devem ter sido cumpridas:

  1. Instalação do condomínio;
  2. Regularização do saldo devedor;
  3. Apresentação da escritura registrada junto ao cartório ou contrato de financiamento bancário registrado;
  4. Vistoria da unidade com Termo de Vistoria e Entrega assinado e sem pendências

Dica

QUANDO ACONTECE
Após a conclusão das 4 (quatro) etapas descritas.

Como regularizo meu saldo devedor?

Há duas formas de regularizar seu saldo: quitando o valor de investimento do imóvel ou financiando o saldo por meio de um banco ou direto com a OPUS (alienação fiduciária, se previsto em contrato).

Com todos os procedimentos concluídos, onde recebo as chaves?

As chaves são entregues ao cliente após a vistoria da unidade no escritório da OPUS, Av. 136, No 797, Sl. A1601, Ed. New York, Setor Sul. Nesse dia você receberá as Chaves, Manual do Proprietário e assinará o Termo de Recebimento da Unidade. Se você não puder comparecer e precisar indicar um representante legal, é necessário que este apresente uma procuração pública, lavrada em Cartório de Notas.

Parabéns! A casa é sua! Desfrute deste momento e Viva Opus!

62.3999.8100

Quero

Conhecer Melhor

Deixe aqui suas dúvidas e comentários que entraremos em contato com maiores informações.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.