LIGAÇÃO de energia elétrica, água, telefone, internet e Tv a cabo.

• Energia Elétrica

Solicitar junto à concessionária de energia elétrica a ligação da rede. A solicitação pode ser feita por telefone ou em um dos postos de atendimento da concessionária.

• Água

O síndico do condomínio é quem solicita junto à concessionária de água Saneago a ligação e individualização dos hidrômetros. A partir da ligação, independente do uso, é gerada a cobrança da taxa básica que é de responsabilidade do adquirente da unidade.

• Telefone, Internet e Tv a cabo

Ao receber sua unidade pode ser solicitada junto à concessionária de sua preferência a ligação da linha telefônica, de internet e Tv a cabo. O manual do proprietário contém as plantas e projetos da unidade.

• Gás

Existe o ponto de Gás individualizado para cada unidade, geralmente a cobrança é feita junto com a cobrança do Condomínio.

Pagamento das taxas de Condomínio

A partir da instalação do Condomínio e eleição do síndico ou conselho condominial é definida a previsão orçamentária para que o condomínio inicie suas atividades.

A cobrança do condomínio geralmente é feita por fração ideal, ou seja, de acordo com o tamanho de cada unidade. Independente do recebimento da unidade é gerada taxa de condomínio de responsabilidade do adquirente. Conforme descrito no Contrato de Venda e Compra e também na minuta da futura convenção de condomínio.

Obras ou reformas na unidade

A reforma de uma unidade privativa ou da área comum deve levar em consideração as características gerais da construção.

Para isto, no caso da realização de obras na unidade, o arquiteto ou engenheiro responsável deverá sempre consultar antes as plantas de arquitetura, elétrica e hidráulica da unidade a fim de evitar danos. As plantas da unidade são encontradas no Manual do Proprietário.

Como partes comuns do edifício, as fachadas não podem ser alteradas nos formatos, acabamentos e posicionamentos de janelas e terraços sem a aprovação em Assembleia do Condomínino, conforme deve constar na Convenção do Condomínio.

Os pilares, vigas e lajes de concreto não podem ser alterados sob risco de se comprometer a estabilidade do edifício. Para qualquer reforma, deverão ser consultados os autores do projeto estrutural e a construtora. Ainda quanto à estrutura, há que se respeitar os limites de carga considerados no projeto das lajes. As prumadas de instalações elétricas e hidráulicas devem ser preservadas, sob risco de interrupção do seu uso pelos demais condôminos.

O imóvel foi construído a partir de projetos elaborados por empresas especializadas, obedecendo à legislação brasileira e as normas técnicas vigentes. A construtora / incorporadora não assume responsabilidades sobre modificações e reformas e estes procedimentos acarretam perda da garantia.

Ressaltamos que alterações das caracterísitcas originais do imóvel podem afetar o desempenho estrutural, térmico e acústico na sua unidade privativa, nas unidades vizinhas e na área comum. Portanto devem ser feitas sob orientação profissional ou empresas especializadas para tal finalidade.

O condomínio deve ser comunicado antecipadamente sobre qualquer modificação ou reforma a ser realizada no imóvel. Antes do início das obras, é necessário se informar sobre:

  • Dias da semana e horários adequados para realização das modificações;
  • Como fazer a identificação dos prestadores de serviço;
  • Regras para uso das áreas comuns (utilização do elevador de serviço e demais dependências de uso comum).

Aconselha-se comunicar também os vizinhos a fim de evitar problemas durante a realização da obra. Só confie reformas ou obras em sua unidade a empresas idôneas, com efetiva comprovação de experiência e conhecimento técnico, sob supervisão de profissional responsável técnico legalmente habilitado para acompanhamento da obra.

Dica

O imóvel perderá a garantia da Construtora nos itens que forem reformados ou alterados pelo proprietário.

Instalação de armários:

  • Os armários somente poderão ser instalados após o recebimento da unidade pelo cliente, o armazenamento e recebimento são de responsabilidade do mesmo.
  • É importante acompanhar a instalação para que não ocorra perda de garantia dos itens instalados pela construtora. Ex: na instalação de armário, se o fornecedor retirar o sifão, o mesmo perde a garantia, o que ocorre também no caso de bancadas e portas.

Dica

Garantia do imóvel e abertura de chamado de assistência técnica.
Na vistoria de entrega da unidade devem ser observados vícios aparentes. Para os vícios ocultos a unidade possui garantia. A relação dos itens e seus respectivos prazos de garantia constam no Manual do Proprietário. Para abertura de solicitação de assistência técnica entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente Opus.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, pelo telefone (62) 3250.0400 digitando a opção 1 ou pelo site www.opusic.com.br

Instalações de equipamentos especiais

• Ar condicionado

A unidade está sendo entregue com a infraestrutura pronta para instalação do sistema de ar condicionado, obedecendo ao projeto da unidade. Orientamos a contratação de um prestador de serviço idôneo para instalação dos equipamentos. A planta do sistema de ar condicionado pode ser encontrada no Manual do Proprietário.

• Rede de aquecimento de água

A unidade foi projetada para aquecimento de água por um aquecedor de acumulação a gás (boiler), localizado na laje técnica, que é alimentado com água fria. Dicas para conservação e limpeza A inteligência construtiva preparou sua unidade com acabamento feito de diversos materiais, abaixo você encontrará um guia rápido de como fazer a limpeza e conservação.

• Mármores e Granitos

A melhor maneira de manter seu mármore ou granito sempre limpo é utilizando apenas um pano úmido e água. Se houver contato de gordura, óleo, vinho, ou qualquer tipo de substância, o importante é tentar remover o mais rápido possível, evitando que as manchas se tornem permanentes.

• Limpeza de vidros

Na limpeza de um ambiente, a parte que exige maiores cuidados são os vidros. Se você não souber a maneira correta de limpá-los, eles ficarão opacos e com a aparência de sujos. A limpeza de vidros exige técnicas. Aprenda algumas delas neste texto:

  1. O primeiro passo é retirar a poeira com um papel absorvente ou jornal. Depois, para limpeza de manchas de gordura, a dica é utilizar uma mistura em partes iguais de água e vinagre. Aplique novamente com um papel ou pano que não solte fiapos. Faça movimentos verticais e horizontais, assim fica mais fácil perceber onde está a sujeira. Caso ela não seja tanta, pode-se limpar apenas com álcool. Garantia do imóvel e abertura de chamado de assistência técnica. Na vistoria de entrega da unidade devem ser observados vícios aparentes. Para os vícios ocultos a unidade possui garantia. A relação dos itens e seus respectivos prazos de garantia constam no Manual do Proprietário. Para abertura de solicitação de assistência técnica entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente Opus. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, pelo telefone (62) 3250.0400 digitando a opção 1 ou pelo site www.opusic.com.br O imóvel perderá a garantia da Construtora nos itens que forem reformados ou alterados pelo proprietário.
  2. Os vidros leitosos são um pouco mais difíceis de limpar. Neste caso, prepare uma papa de vinagre com sal grosso e aplique. O sal remove a sujeira e o vinagre elimina as incrustações. Logo após é importante enxaguar bem com água pura. • Esquadrias Para que as esquadrias de alumínio de sua unidade se mantenham como novas e em perfeito funcionamento, siga as seguintes recomendações: 1. A limpeza das esquadrias, como um todo, inclusive guarnições de borrachas e escovas deverá ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxilio de esponja ou panos macios, observando o intervalo de tempo de 12 meses. 2. Não utilizar em hipótese alguma, fórmula ou detergentes ou saponáceos, espojas de aço de qualquer espécie, ou qualquer outro material abrasivo.
  3. Não utilizar produtos ácidos ou alcalinos. Sua aplicação poderá manchar os perfis de alumínio e tornar a pintura opaca.
  4. Não utilizar produtos derivados do petróleo (vaselina, removedor, thiner, etc). O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém em sua fórmula existem componentes que atraem partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo em muito, a vida útil do acabamento superficial do alumínio.
  5. Todas as articulações e roldanas trabalham sobre uma camada de nylon auto lubrificante, razão porque dispensam qualquer tipo de graxa ou óleo. Esses produtos não devem ser aplicados às esquadrias, pois em sua composição poderá haver a presença de ácidos e outros aditivos não compatíveis com os materiais usados na fabricação das esquadrias de alumínio.

Captura de Tela 2014-11-25 às 21.35.34

O momento da mudança para seu novo apartamento sempre é uma fase de transição e caso não se prepare da forma correta poderá ter vários imprevistos e dores de cabeça.

Pensando nisso, a Opus elaborou algumas dicas para esse momento.

  • Agendar previamente com a Administração do Condomínio, o dia e horário da mudança, verificar se existe custo e quais são as regras para utilização dos elevadores.
  • Contratar uma boa empresa e que ofereça seguro para realizar a mudança, isso evita transtornos com objetos danificados ou extraviados.
  • Verificar se haverá a necessidade de içamento de móveis para o apartamento e combinar previamente com a empresa de mudanças e a Administração do Condomínio.
  • Solicitar com antecedência às concessionarias a ligação de Energia Elétrica, Tv a cabo, Telefone e internet.
  • Contratar boas empresas para instalação do boiler, ar condicionado e aspiração central.
  • Verificar com o condomínio como será o acesso dos prestadores de serviço no empreendimento.

Responsabilidades

Com a entrega do seu empreendimento inicia-se uma nova fase no seu relacionamento com a Opus. Entenda melhor abaixo quais as solicitações que devem ser feitas na Incorporadora e as que serão feitas diretamente com a Administração do Condomínio.

Opus Inteligência Construtiva

Abertura de chamados de assistência técnica, recebimento das chaves, escritura e registro do imóvel, pagamento de parcelas referentes à unidade e vistoria da unidade.

Administração do Condomínio

Boletos, informações e/ou reclamações das taxas de condomínio, limpeza e segurança das áreas comuns do condomínio, controle de acesso ao condomínio e agendamento de mudanças.

62.3999.8100

Quero

Conhecer Melhor

Deixe aqui suas dúvidas e comentários que entraremos em contato com maiores informações.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.